Vol. 14, No 35 (2017)

Sumário

Editorial

Editorial
Pedro Humberto Campos 1-9

Artigos

A política de inclusão educacional e a proposta inclusiva do programa de integração da educação profissional para jovens e adultos Resumo Texto Completo
Adriana de Almeida 10-31
A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: a ética e a estética de uma "Cartografia Pragmática” Resumo Texto Completo
Clarissa Haas, Claudio Roberto Baptista 32-56
Contribuições das trajetórias de formação docente para a inclusão do aluno com deficiência visual Resumo Texto Completo
Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino, Ines Ferreira de Souza Bragança 57-73
Formação de professores e educação escolar inclusiva: Um olhar para o sujeito com deficiência visual Resumo Texto Completo Texto Completo
Cleusa Inês Ziesmann, Marli Dallagnol Frison 74-94
Representações Sociais do Aluno com Transtorno Mental e sua Inclusão na Escola: a visão de professores do ensino fundamental Resumo Texto Completo
Isabela Silveira Farias, Denise Teles Freire Campos 95-118
O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem Resumo Texto Completo
Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Camila Nagem Marques Vieira 119-137
Práticas educativas e as representações sociais elaboradas por professores sobre alunos com Déficit Intelectual, Dificuldades de Aprendizagem e o Transtorno do Espectro Autista Resumo Texto Completo
Sabrina Araujo de Almeida, Cristianne Beda de Queiroz Mendes, Pedro Humberto Faria Campos 138-168
Atividade docente e reflexões no atendimento educacional especializado para estudantes com transtorno do espectro autista Resumo Texto Completo
Marily Oliveira Barbosa, Neiza de Lourdes Frederico Fumes 169-193
O trabalho do professor de atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais em escolas da Baixada Fluminense Resumo Texto Completo
Ana Paula Pacheco, Helenice Maia 194-213
Inclusão na educação básica: notas de um discurso e seus efeitos nas subjetividades Resumo Texto Completo
Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto, Jane Mery Richter Voigt 214-229
Surdos de diásporas: uma possível IN/EXclusão pela variação linguística Resumo Texto Completo
Hector Renan da Silveira Calixto, Huber Kline Guedes Lobato, Gladis Teresinha Taschetto Perlin 230-246
Acessibilidade em documentos digitais: uma estratégia para a inclusão no ensino superior Resumo TEXTO COMPLETO
Daniele dos Anjos Schmitz, Mariana Luzia Corrêa Thesing, Ana Cláudia Pavão Siluk 247-263

Revisão de literatura

A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar Resumo Texto Completo
Márcia Denise Pletsch, Flávia Faissal de Souza, Luis Fernando Orleans 264-281
Políticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado Resumo Texto Completo
Rosana Prado, Valdelúcia Alves da Costa 282-312
Os paradigmas históricos da inclusão de pessoas com deficiência no brasil Resumo Texto Completo
Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Carmem Tereza Velanga, Clarides Henrich Barba 313-340
Da mistificação à inclusão: influência dos modelos de compreensão de deficiência na educação especial Resumo Texto Completo
Luana Leal Ribeiro, Renata Maldonado Silva 341-367

Resenhas

RESENHA - Escolas inclusivas: construindo educação coletivamente Texto Completo
Clara Corrêa da Costa 368-373