Vol. 15, No 39 (2018)

Sumário

Editorial

Editorial Texto completo
Inês Barbosa de Oliveira 1-6

Artigos

Who benefits from Western forms of education? Unveiling ‘epistemological blindness’ in language teacher education/Quem beneficia dos modos de educação ocidentais? Desocultando a ‘cegueira epistemológica’ na formação de professores de língua Resumo Texto Completo
Maria Alfredo Moreira 7-30
Itinerant Curriculum Theory meets Teacher Education: Educational foundations, knowledge production, and the teaching and learning context Resumo Texto completo
Todd Alan Price 31-53
Contra a cegueira epistemológica nos rumos da teoria curricular itinerante Resumo Texto completo
Maria Luiza Sussekind, João M. Paraskeva 54-85
Mestrados e doutorados profissionais: espaços para pesquisas em educação a distância Resumo Texto completo
João Mattar, Wanderlucy Czeszak 86-114
Alteridade na pesquisa em educação: por uma ética do desconforto Resumo Texto completo
Viviane Ines Weschenfelder, Elí Henn Fabris 115-135
“Imaginar apesar de tudo”: da imagem à responsabilização ética pela vida do outro Resumo Texto completo
Gregory da Silva Balthazar, Fabiana de Amorim Marcello 136-162
O pesquisador assume seus limites - início do processo de ir além da cegueira epistemológica herdada. Resumo Texto Completo
Virgínia Louzada, Nilda Alves 163-178
Isto não é um cachimbo: reflexões acerca da fabricação de verdades sobre objeto e sujeitos de pesquisa em Educação. Resumo Texto Completo
Doriele Andrade Duvernoy 179-195
Potências e desafios da relação entre cegueira epistemológica e problematização para a pesquisa com a escola. Resumo Texto completo
Clarice Salete Traversini, Julia Milani Reis, Konstans --- Steffen 196-214
Experimentar modos outros de habitar a escola: arte e filosofia na pesquisa em educação Resumo Texto completo
Daniel Bruno Momoli, Luciana Gruppelli Loponte 215-237
Saberes subalternizados e a possibilidade de ruptura com a servidão: pesquisa no cotidiano escolar Resumo Texto completo
Janete Magalhães Carvalho 238-257
Sobre o rigor poético do artista: uma outra concepção de ciência Resumo Texto Completo
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci 258-281
Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação Resumo Texto Completo
Elizeu Clementino de Souza, Mariana Martins de Meireles 282-303
Auto(trans)formação permanente com professores: em busca de uma compreensão político-epistemológica Resumo Texto Completo
Joze Medianeira dos Santos de Andrade, Celso Ilgo Henz 304-324
Narrativas em redes de compartilhamento de saberes docentes: possíveis alternativas à cegueira epistemológica? Resumo Texto Completo
Alexandra Garcia, Soymara Vieira Emilião 325-341
A pesquisa como movimento de afirmação da vida inventiva de docentes/discentes Resumo Texto completo
Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Sandra Kretli da Silva 342-356
Movimento de educação do campo enquanto fenômeno decolonial: afirmando percursos de desobediência político-epistemológica Resumo Texto completo
Magno Nunes Farias, Wender Faleiro 357-374
Educação antirracista e epistemologias diversas: políticas afirmativas no Brasil e Uruguai Resumo Texto Completo
Carla Beatriz Meinerz, Martín José Fernández Ramírez 375-396
Imagens e as suas fugas do visível Resumo Texto completo
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim 397-415
Reflexões filosóficas e político-epistemológicas na pesquisa em educação: como ver a realidade? Resumo Texto Completo
Jane Paiva, William Rodrigues Barbosa 416-441
Agnosia epistemológica Resumo Texto completo
Carlos Roberto Carvalho, Affonso Henrique Vieira da Costa 442-457
Por uma Educação que inclua a cegueira física e transcenda a cegueira epistemológica: a experiência do jogo da capoeira Resumo Texto completo
Albert Cordeiro, Nazaré Cristina Carvalho 458-478