Vol. 15, No 40 (2018)

Sumário

Editorial

Editorial Texto Completo
Monica Rabello de Castro 1-5

Artigos

Entre o feijão e o sonho: discursos ciberativistas sobre a meritocracia na Educação Pública no Rio de Janeiro/Beans and Dreams: cyberactivist discourses on meritocracy in Public Education in Rio de Janeiro Resumo Texto Completo
Rosa Maria Cardoso dos Santos, Marcio Silveira Lemgruber 6-23
Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental/Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching Resumo Texto Completo
Maria Auxiliadora Silva Freitas, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Dirlene Márcia Costa Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel 24-42
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: o uso de aplicativo colaborativo no Ensino Fundamental/Collaborative learning with computer support: the design of application use in Elementary Education Resumo Texto completo
Mixilene Sales Santos Lima, Karla Angélica Silva do Nascimento, José Aires Castro Filho, Clodomir Silva Lima Neto 43-63
“Imagina, eu me vi na televisão da minha sala!” A produção audiovisual e o empoderamento dos sujeitos do campo/"Imagine, I saw myself on the television in my living room!" Audiovisual production and the empowerment of the people in the rural areas Resumo Texto Completo
Eloisa Assunção Lopes, Marcelo Ximenes Bizerril 64-91
Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher’s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a Resumo Texto Completo
Fernando Lionel Quiroga, Amália Neide Covic 92-114
Vivências docentes em dança e folclore na Educação de Jovens e Adultos/Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education Resumo Texto Completo
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sílvia da Silva Lopes, Helenice Paula Verde da Rosa 115-141
A Construção de Identidade(s) Profissional(is) de Formandos em Educação Física / The Build of Professional Identity(ies) of Physical Education Graduates Resumo Texto Completo
Alexandre Vanzuita, Tânia Regina Raitz, Mara Regina Zluhan, Danilo José Ferreira, Flávia De Souza Fernandes 142-162
O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas/The school climate from the perspective of public school students Resumo Texto completo
Telma Pileggi Vinha, Luciene Regina Paulino Tognetta, Roberta Gurgel Azzi, Adriano Moro, Ana Maria Falcão de Aragão, Alessandra de Morais 163-186
A percepção ambiental dos discentes nas Escolas Municipais de Manaus: um estudo de caso/The environmental perception of students in the Municipal Schools of Manaus: a case study Resumo Texto completo
Patrícia Auxiliadora Ribeiro de França, Maria da Glória Vitório Guimarães 187-203
Apontamentos sobre Educação, Cultura e Etnoconhecimentos Paiter Suruí/Appointments on education, culture and ethnociences Paiter Suruí Resumo Texto completo
Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Laide Maria Ruiz Ferreira 204-223
Ensino superior e política de assistência estudantil: repensando a formação universitária/Higher Education and Student Aid Policy: Rethinking University Education Resumo Texto completo
Jacqueline Cavalcanti Chaves, Franciene Aparecida da Silveira 224-250
Controle social e mediações étnico-raciais em Quanto Vale ou é Por Quilo? de Sérgio Bianchi/Social control and ethno-racial mediations in Quanto Vale ou é Por Quilo? Sérgio Bianchi Resumo Texto completo
Christian Muleka Mwewa, Ana Paula Leão Mendes 251-273
A representação do negro na literatura infantil contemporânea brasileira/The representation of African descendants in Brazilian contemporary children's literature Resumo Texto completo
Gladir da Silva Cabral, Daiane Barreto Martinhago, Carlos Renato Carola 274-299
Concepções de licenciandos sobre a homossexualidade: preconceito na formação de professores?/Students’ conceptions on homosexuality: prejudice in teacher’s training courses? Resumo T
André Luis da Silva Castro, Orlando José da Silva Gontijo, Andrezza Arantes Castro, Caroliny Fátima Chaves Paixão, Daniele Cipriano de Souza, Joyce Moreira Souza, Anderson Rodrigo Silva, Guilherme Malafaia 300-316
Cultura surda na “escola inclusiva”? Construção de identidades no encontro pessoa surda-pessoa surda/Deaf culture in the "inclusive school"? Construction of identities among deaf people Resumo Texto completo
Lucas Romário, Ana Dorziat 317-342
Escola de excelência na rede pública municipal de Teresópolis, RJ: um estudo de caso/Public school excellency at Teresópolis - RJ: a case study Resumo Texto completo
Regis Argüelles da Costa 343-362
O sentido da pedagogia em meio aos desafios da diversidade/The sense of pedagogy among the challenges of diversity Resumo Texto completo
Clenio Lago 363-385
Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual // Studying, learning and developing in history: a chance via conceptual development Resumo Texto completo
Francisca Lacerda de Góis, Maria da Paz Cavalcante 386-410
Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire/Concept and curriculum action in Paulo Freire's work Resumo Texto completo
Marta Genú Soares 411-429
Programa Internacional de Avaliação De Estudantes, O Caso Miranda – Venezuela: o que os documentos e informes revelam acerca da qualidade e avaliação educacional/International program of student evaluation, Case Miranda - Venezuela Resumo Texto completo
Antenor da Cunha França Júnior 430-451
Analysis of the Theory of Constraints for Education and its impact on educational systems/Análise da Teoria das Restrições para a Educação e seu impacto nos sistemas educacionais Resumo Texto completo
Stela Marques, Ronaldo Castro 452-474

Revisão de literatura

Panorama das pesquisas envolvendo práticas pedagógicas em Matemática na Educação de Jovens e Adultos/Overview of research involving educational practices in mathematics education in youth and adults Resumo Texto completo
Adriano Vargas Freitas, Célia Maria Carolino Pires 475-491


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.