HÓRUS, Vol. 3, No 1 (2006)

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A Utilização do Comércio Eletrônico como Estratégia de Marketing de Varejo

Priscila da Silva Duarte, Marlette Cássia Oliveira Ferreira

Resumo


A necessidade pela busca constante de informações fez os povos se diferenciarem por meio dos conhecimentos que foram adquiridos e pelas características físicas e climáticas dos territórios habitados. Assim, surgiu a Era da Informação, advento que deu origem à Nova Economia, ou seja, à produção de bens de consumo baseada na implementação de tecnologias e napropagação do conhecimento, que fez com que, após a Revolução Industrial, marco crucial para o desenvolvimento da economia mundial, a tecnologia assumisse um papel importante, alterando o relacionamento entre as pessoas, sobretudo, na maneira de fazer negócios. Desta forma, o emprego do comércio eletrônico a partir da Internet, fez com que os varejistas repensassem a forma como gerenciavam e se relacionavam com seus fornecedores, concorrentes, mas, principalmente, clientes e consumidores. Logo, este artigo baseado em referências bibliográficas tem como objetivo analisar a utilização do comércio eletrônico como estratégia de marketing de varejo. Identificando as principais mudanças nas características do mercado brasileiro e conhecendo as mudançasocasionadas no varejo de alimentos, após a introdução do comércio eletrônico no país, foram ressaltados os aspectos principais que fizeram com que a adesão ou não, a esta estratégia, viesse, ao mesmo tempo, eliminar empresas do mercado, assim como fazer novas empresas surgirem, aproveitando as oportunidades existentes neste processo.

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Revista Horus - ISSN: 1679-9267 - endereço eletrônico: horus@estacio.br