HÓRUS, Vol. 12, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA OURIÓTICAS DO MUNICÍPIO DE OURINHOS- SP.

Isabelly Bordinhão de Oliveira

Resumo


Atualmente, a maior parte das micro e pequenas empresas são administradas pelos próprios donos que na maioria das vezes não possuem o conhecimento e experiências necessárias para enfrentarem um mercado altamente competitivo, deixando de realizar o planejamento estratégico a longo prazo que é vital para maximizar lucros e minimizar os riscos de insolvência. No entanto, é crucial aos gestores estarem sempre atentos ao ambiente externo e as mudanças do mercado, clientes e economia. Assim, se faz necessário que os pequenos modelos de negócios adotem ferramentas administrativas para se manterem no mercado e alcançar estabilidade e maior rentabilidade. Portanto, este trabalho tem por finalidade introduzir fundamentos de planejamento estratégico na microempresa OuriÓticas do segmento óptico do município de Ourinhos/SP, a partir da elaboração da análise SWOT, identificando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. 


Texto Completo: PDF

Revista Horus - ISSN: 1679-9267 - endereço eletrônico: horus@estacio.br