Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Rizoma: Experiências interdisciplinares em ciências humanas e ciências sociais aplicadas?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Rizoma adota as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (5ª edição, 2001). Uma orientação sintética quanto às principais formas de citação e referência bibliográfica e quanto ao estilo e modo de organização do manuscrito podem ser encontradas em http://www.uwsp.edu/PSYCH/apa4b.htm - Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide for the 5th edition of the APA Manual. 


A seqüência dos elementos do manuscrito respeitará a seguinte ordem: Folha de rosto sem identificação, Resumo e Abstract, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé. Cada um destes elementos deverá ser iniciado em uma nova página e deverá conter as seguintes informações: 


A. Folha de rosto sem identificação: título em português e inglês (máximo de 15 palavras)


B. Resumos em português e inglês (Abstract): Resumo em português com no máximo 150 palavras (relatos de pesquisa e estudos teóricos), ou 100 palavras (relatos de experiência, notas técnicas e resenhas), seguido de 3 a 5 palavras-chave. O resumo em inglês (Abstract) e as respectivas palavras-chave devem ser compatíveis com o texto em português. As palavras-chave devem ser preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia, da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia.


C. Corpo do Texto: o desenvolvimento completo do texto, com todas as seções pertinentes ao tipo de contribuição apresentada.


D. Tabelas: Cada tabela será inserida no corpo do manuscrito, situada o mais próximo possível do trecho em que ela é referida no texto. Cada tabela é numerada seqüencialmente conforme a ordem em que aparece no manuscrito, iniciando em “Tabela 1”. As regras para formatação de tabelas e para colocação de títulos e notas explicativas seguem o descrito pelas normas de publicação da APA. O espaçamento entre linhas dentro das tabelas é o mesmo do corpo do texto (espaço duplo). Nas tabelas usam-se somente linhas de grade horizontais.


E. Figuras: Incluem-se gráficos, esquemas, mapas, fotografias e outros tipos de ilustrações. A preferência é pelo uso de figuras originais, produzidas pelos próprios autores. O uso de quaisquer figuras de autoria de terceiros está condicionado à apresentação de autorização formal assinada pelos detentores dos direitos autorais. Por se tratar de publicação eletrônica, os formatos de figuras são digitais. Serão aceitas figuras nos formatos Bitmap (.bmp) e Jpeg (.jpg). Cada figura será inserida no corpo do manuscrito, situada o mais próximo possível do trecho em que ela é referida no texto. Cada figura é numerada seqüencialmente a partir de “Figura 1”. As regras para colocação dos títulos das figuras seguem o descrito pelas normas de publicação da APA. As figuras deverão ter boa qualidade de visualização, e respeitar um tamanho máximo de 600x400 pontos. Recomenda-se que cada figura não exceda o tamanho de arquivo de 512Kb. As figuras podem ser apresentadas em preto-e-branco, escala de cinza ou coloridas, respeitados os parâmetros mencionados. Para gráficos, tanto em preto-e-branco quanto escala de cinza, recomenda-se o uso de padrões de preenchimento (por exemplo: listras, pontilhado, quadriculado) para diferenciação entre as áreas, linhas, categorias ou seqüências. Esses padrões são mais distinguíveis do que escalas de cinza. A produção de gráficos coloridos deverá levar em conta a clareza de distinção de cores entre os elementos e representações de variáveis (áreas, barras ou linhas).


F. Referências: organizadas de acordo com especificações das Normas de Publicação da APA, conforme exemplos a seguir.


G. Anexos e Notas de rodapé: devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, sendo utilizados apenas nos casos em que forem imprescindíveis.

Exemplos mais comuns de referências e citações no texto:


a) Referências 
1. Livro 
Foucault, M. (1985).História da Sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal. 

2. Capítulo de livro 
Agamben, G.(2011). Os dois paradigmas. In Agamben, G, O Reino e a Glória (pp. 11-66). São Paulo: Casa do Psicólogo. 

3. Artigo em periódico 
Vivar Y Soler, Rodrigo Diaz de. (2013). O que é o estatuto de um intelectual? A pirotecnia e a parrhesía como introdução à vida não fascista. Psicologia & Sociedade25(3), 504-509. 

4. Artigo em periódico editado apenas em formato eletrônico 
Candiotto, Cesar. (2008). Subjetividade e verdade no último Foucault. Trans/Form/Ação31(1), 87-103.https://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732008000100005

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


http://periodicos.estacio.br/index.php/rizoma