Revista Eletrônica Estácio Saúde, Vol. 8, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Práticas Educativas em Histologia, uma maneira de protagonizar o conhecimento.

Sandra Oliveira Santos

Resumo


Introdução: As variadas formas de estudo em Histologia propiciam maior estímulo e melhor aprendizado ao discente. As minúcias do corpo humano podem ser abstraídas por uso de ferramentas educacionais como atividades lúdicas. Objetivos: Apresentar uma prática educativa baseada em desenhos, fotos e peças de biscuit a partir de lâminas histológicas pré fixadas, e averiguar o aprendizado acadêmico a partir dessas peças artísticas. Método: Confecção de peças de biscuit a partir da análise de fotografias e desenhos realizados pelos acadêmicos em aulas práticas de histologia. Aplicação de questionário de percepção do aprendizado. Resultados: Participaram 40 acadêmicos que em mais de 90% aprenderam a manusear o microscópio, mais de 50% dizem aprender a teoria com aulas práticas e que em 62,5%, essa melhora se deveu às peças de biscuit. As fotografias representaram um ganho substancial no entendimento da estrutura analisada. Conclusão: A confecção da peça em biscuit ou desenho permitiu externalizar o conhecimento e foi aceito pela maioria. Concluiu-se que houve aproveitamento do tempo de aulas e internalização do conteúdo por uso de metodologia mais dinâmica.

  


Texto Completo: 5717.PDF

Resultado de imagem para latindex