Vol. 8, No 1 (2019)

Dossiê Fake news, pós-verdade(s) e economia criativa

As chamadas fake news surgem em tempos de redes sociais digitais em um mundo multissensorial sacudido por informações, mas também como uma ameaça à credibilidade de veículos de comunicação,  ameaça da informação falsa ou errada que acompanha o Jornalismo e suas escritas há bastante tempo. 

 

Editor Convidado: MArco Aurélio Reis (UNESA/UFJF)

Sumário

Apresentação/Presentation

Apresentação: Dossiê Fake news, pós-verdade(s) e economia criativa Resumo PDF
Marco Aurelio Reis, Wilson Oliveira Filho

Artigos Dossiê

‘Informações poluídas’: o caso Proconsult Resumo PDF
Rogério Daflon
Quando a visibilidade da notícia depende dos algoritmos: os riscos para a sociedade Resumo PDF
Adriana Barsotti
A reportagem “amigo dos amigos” é “fake” ou é fato? Resumo PDF
Felipe Reis Pompeu de Moraes
Não basta noticiar, tem que garantir que é verdade: estratégias narrativas e a ameaça das fake news no telejornalismo Resumo PDF
Claudia de Albuquerque Thomé, Pedro Augusto Silva Miranda, Vanessa Coutinho Martins

Arte e Imagens

Remakes cinematográficos hollywoodianos: o uso fascista da imagem na conteporaneidade Resumo PDF
Johanna Gondar Hildenbrand

Temas Livres

As gravadoras atuantes no Brasil e o desafio de continuarem a intermediar a música entre os artistas e os consumidores Resumo PDF
João Luiz de Figueiredo, Pedro Silva Carvalho
O DESIGN E O ARTESANATO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CRIATIVA Resumo PDF
Cristiano Max Pereira Pinheiro, Marcos Emilio Santuario, Fernanda Rech, Mikaela de Souza

Entrevista/Interview

Extremistas de direita e esquerda são os propagadores de fake news Resumo PDF
Marco Aurelio Reis

Resenha

McLuhan e o cinema Resumo PDF
Adriano Bidão, Tunico Amâncio


ISSN 2447-7516

Contato: revistatrama@estacio.br